Qual é mamãe que não sonha com um bebê que dorme a noite inteira? Mas não é tão simples assim.
Os bebês, principalmente os recém nascidos, costumam se alimentar a cada 3 horas. Alguns possuem um intervalo maior e outros, menor. É importante lembrar que cada bebê se desenvolve de uma maneira, então é complicado querer comparar o seu filho com o se uma amiga que tenha a mesma idade.
Uma dica importante para que se consiga chegar ao objetivo de uma noite de sono mais longa para eu bebê, é o de estabelecer uma rotina para o dia-a-dia dele. Claro que não é preciso seguir a risca todos os dias, inclusive nos finais de semana. Não é bom forçar situações para o bebê. A rotina não deve ser imposta, mas sim aceita pelo bebê. Aos poucos você verá que ele já vai esperar determinada situação.
Após ler a respeito de criar rotinas para o bebê, comecei a aplicar a teoria com a Manuela. Todos os dias, eu procurava estabelecer atividades para ela, principalmente na parte da tarde e noite. De tarde ela sempre dormia bem. De noite, eu sempre procurei dar banho no mesmo horário, por volta das 20:00hs ou 20:30hs. Após o banho eu dava de mamar pra ela e ficava brincando um poquinho com ela. Até hoje faço assim. Quando dá mais ou menos 22:00hs, ela já está abrindo a boquinha de sono. Eu a coloco no berço, mostro seus brinquedinhos, móbiles, converso um poquinho com ela, dou um beijinho e saio do quarto. Em questão de meia hora ela dorme sozinha.
Outra questão importante quanto ao sono do bebê, é que não podemos perder o "time" do sono deles. Mas o que é isso? De acordo com o livro "A Encantadora de Bebês", é preciso notar os sinais de sono do bebê. Alguns deles são: o bebê olha fixo para um ponto, boceja de sono, fica um pouco incomodado, esfrega os olhinhos, entre outros. CAda bebê age de uma maneira, mas em geral todos apresentam esses sintomas. Quando o bebê começa a bocejar, o ideal é que ele já seja levado para o ambiente em que vai dormir.
Quando o bebê fica com sono e não percebemos e ele passa da hora de dormir, o resultado pode ser um bebê irritado e chorando. As mamães logo pensam em fome, fralda suja ou dor, mas na verdade ele só está cansado demais. E é aí que nos perguntamos: Mas se ele está com sono, porque não fecha os olhos e simplesmente dorme? Porque ele ainda não sabe fazer isso sozinho. Por isso é preciso um ambiente tranquilo, uma musiquinha relaxante, ou até uma historinha que você conte para ele. Uma atividade como essas, feita com regularidade, trará ao bebê a mensagem de que aquele momento é o de dormir. Procure tirar os estímulos visuais para que ele possa ficar tranquilo e adormecer sozinho.
Também não é preciso ficar chacoalhando o bebê no colo. Se fizer isso sempre, o bebê não conseguirá dormir sozinho e sempre vai precisar que você o balance. O ideal, é criarmos um bebê "independente".
Quando li o livro da Encantadora de Bebês, procurei aplicar suas técnicas e obtive sucesso. Sempre que chegava ho horário da Manu dormir, eu a colocava no berço, ficava ali um pouco com ela e depois que saía ela dormia sozinha. Aprendi também, com a ajuda da literatura citada, que é bom procurar dar uma mamada reforçada na parte da noite, para que o bebê tenha uma reserva suficiente para dormir a noite toda.
hoje em dia, a Manu dorme de 6 a 7 horas seguidas. Se ela acorda de madrugada? Isso depende do horário que ela dorme. Geralmente quando é 22 horas ela já está dormindo, então possivelmente ela acorda uma vez na madrugada para mamar. Mas assim que termina ela já volta a dormir. Resultado: não tenho cansaço por ficar acordada.
MAs e os bebês que trocam o dia pela noite? Não é fácil adaptar as rotinas de um bebê recém nascido, mas é válido fazer tentativas para que ele entenda que apenas a noite foi feita para dormir. Uma das dicas é manter a casa bem iluminada durante o dia. Se o bebê dorme de dia, que durma em ambiente claro e com barulho. Nada de fazer "shhhhhhhhhhiu" para as pessoas que se aproximam. De noite sim, o ambiente deve ser tranquilo, com iluminação baixa e sem estímulos visuais.
Quando fui na primeira consulta com a pediatra da Manuela, ela me fez algumas recomendaçòes para que a Manuela pudesse dormir melhor a noite. Uma delas foi a de "picotar" o soninho dela durante o dia. Mas como fazer isso? A cada uma hora, eu a acordava. Para isso, quando ela estivesse bem sonolenta, eu a levava para um local sem corrente de ar e ia tirando sua roupinha. Mexia bastante em suas mãozinhas, dava um banho gostosinho, dava mamar e brincava com ela. Fiz isso durante uma semana. Na semana seguinte ela já estava dormindo bem mais a noite.
E você leitora? Tem alguma dica para contribuir com as mamães que têm dificuldades em fazer o bebê dormir a noite?