Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



ONLINE
1


Partilhe esta Página



Total de visitas: 59420
Melhor Posição para Dormir
Melhor Posição para Dormir

     Este é um assunto que ainda gera muita polêmica entre as mamães e até mesmo entre os profissionais da área da saúde.

     Dormir de lado ou de barriga pra cima? A única opinião em comum é a de que não se deve deixar o bebê dormir de bruços e já iremos explicar o porquê.

     Se perguntarmos para nossas mães e avós, elas dirão a mesma coisa: o bebê deve dormir de lado pois caso regurgite, o leite escorre pela lateral da boca.

     Mas e quanto a morte súbita? Esse é um novo assunto que vem assombrando as noites das mamães. 

     Segundo estudos apresentados pela pastoral da criança, colocar o bebê de barriga para cima diminui 70% o risco de morte súbita. Isso porque dormir de lado ou de bruços faz com que o bebê respire o mesmo ar que expira, ou seja, rico em gas carbônico e pobre em oxigênio.

     Mas e se ele regurgitar? Quando o bebê regurgita, ele possui o reflexo da tosse que faz com que o leite seja expelido. E mesmo que o bebê não consiga por si só expelir o leite, a tosse alerta os pais que estarão prontos para entrar em ação e dar os primeiros socorros para que o bebê não se sufoque com o leite.


     Quando levei a Manuela no pediatra, perguntei em que posição deveria deixá-la para dormir e ela prontamente respondeu que seria de lado. Antes disso, na maternidade onde foi realizado o parto, uma enfermeira que entrou no quarto e viu a Manu de barriga pra cima no bercinho que fica ao lado da cama do hospital, me deu aquela bronca me perguntando o que eu faria se ela regurgitasse e engasgasse com o leite.

     Ainda assim, depois de ler diversos artigos na internet e vendo que é aprovado pelo conselho de pediatria, resolvi deixar a Manu sempre de barriga para cima. Assim eu tenho mais segurança para deixá-la dormir no berço em seu quartinho. Fico com a babá eletrônica ligada e,qualquer sinal de tosse ou engasgo, eu já vou direto pra lá. Mas Graças a Deus isso nunca aconteceu. Ela já tossiu, mas fui até lá e o leite já havia descido.

    Durante o dia, quando a Manu tira seus cochilos, geralmente é no carrinho dela, na sala... aí sim coloco ela para dormir de lado, mas para que o formato da cabeça seja modelado, pois de tanto dormir de barriga pra cima, a parte de trás fica achatadinha...


     É por essas e outras que digo que muitas vezes tomamos decisões que muitas vezes são contrárias as dos pediatras. Temos que fazer o que acreditamos ser melhor para nossos bebês e que nos deixe tranquilas. Mas não basta decidir e pronto. É preciso pesquisar e saber os riscos que acarretam determinadas atitudes.