Uma das primeiras dificuldades dos pais quando do nascimento de seu primeiro filho é a de como cuidar do umbigo do bebê até que ele caia. Muitos têm aflição de manipular pois o aspecto dele não é dos mais bonitos, afinal se trata de uma carne morta.
O cordão umbilical nada mais é do que a conexão entre a mãe e o bebê. É através dele que o bebê receberá oxigênio e nutrientes para seu desenvolvimento. A partir do momento em que o cordão umbilical é cortado durante o parto, o bebê para a ser independente e deverá sobreviver por si só. Daí por diante, ele precisará buscar sua alimentação e respirar através dos próprios pulmões, atos que ele não detinha dentro do útero materno.
Após o efetivo corte do cordão, os médicos colocam uma espécie de pregador para prender a extremidade do cordão e aconselham que o mesmo seja limpo pela mãe até que caia naturalmente.
Acontece que a limpeza deve ser cuidadosa para que não haja inflamação ou infecção. Ela deve ser feita com um cotonete ou algodão e álcool 70%. Há alguns que dizem que ele não deve ser molhado e assim, não se deve dar banho no recém nascido até que o umbigo caia.
Porém, a maioria das maternidades indicam que pode sim dar banho no recém nascido e apenas tomar o cuidade de secar bem o umbigo e limpá-lo com o álcool 70% que evapora logo depois. Em qualquer sinal de inflamação, será perceptível uma vermelhidão ao redor do umbigo, e muitas vezes um mau cheiro. Diante desses sinais, é fundamental comunicar ao pediatra.
O cordão umbilical geralmente cai entre 10 a 21 dias após o nascimento do bebê. Mas isso pode variar para mais ou para menos. É importante fazer a limpeza corretamente para sua eficaz cicatrização.
O umbigo da Manuela demorou 10 dias para cair. Eu tinha um pouco de aflição ao limpar pois sempre saia uma melequinha amarelada. Eu só não me preocupava muito pois não havia vermelhidão tampouco mau cheiro. Sendo assim, eu aguardei até sua queda natural.
Ao levar a Manu na pediatra, a mesma me disse que a cicatrização do umbigo dela não foi completa. Havia ficado um pequeno granuloma no local. Como se um pedacinho do cordão ainda restasse no fundo do umbigo. Ela disse que era preciso queimar aquele pequeno pedacinho. Para isso me receitou o nitrato de prata. Eu precisava aplicar todos os dias, duas vezes ao dia, apenas em cima do granuloma. Isso pq o nitrato de prata queima a pele e por isso não poderia encostar no restante do umbigo. Para isso, eu raspava o nitrato e aplicava o pozinho em cima do granuloma. Após mais ou menos 7 dias o granuloma sumiu. Ele foi diminuindo gradativamente até que quando chegou no pedacinho final, ele caiu sozinho.
Para que a cicatrização do umbigo do seu filho seja completa siga os passos do vídeo a seguir: