Restinho de leite na língua do bebê ou "sapinho"? Algumas mamães já devem ter feito essa pergunta a si mesmas. A higiene bucal do bebê é fundamental para sua saúde. E não basta apenas fazer a limpeza da boquinha do pequeno após as mamadas. É preciso também, evitar beijar a boca dele.
Como assim? Nós sabemos que é quase impossivel resistir a uma bitoquinha naquela boquinha tão linda... Mas em nossas bocas, as bactérias são diferentes das existentes na boca dos bebês, o que pode ser prejudicial a saúde deles.
Para efetuar a limpeza da boca do bebê pode-se pegar uma gase ou fraldinha de pano limpa, embebedar em água morna e, com o auxílio do dedo indicador, passar na língua e bochechas do bebê.
Se mesmo após a limpeza, persistir o branco na língua do bebê, como se fosse uma "crosta", o ideal é procurar um pediatra para certificar-se de que não é "sapinho".
O "sapinho" é uma infecção causada por um fungo chamado candida albicans, o mesmo que causa a candidíase. Ele pode aparecer na língua, gengiva, bochechas e até mesmo nos lábios do bebê. Podem também aparecer na região em que é coberta pela fralda. Geralmente não causa incômodo, mas em casos mais graves causa dor, coceira e irritação.
A infecção pode passar do bebê para a mãe, causando irritação e vermelhidão nos mamilos.
O tratamento geralmente se dá a partir de um antifúngico e deve ser feito nos dois para que não se torne um círculo vicioso, passando de mãe para filho e vice e versa.
Houve um período em que acreditei que a Manu pudesse estar com sapinho... Isso porque eu tentava limpar a língua dela com a gase em água morna e não saía. E estava ficando cada vez mais grosso aquele leite na língua dela. Porém, ao consultar a pediatra dela, a mesma disse que não era o sapinho, mas sim resto de leite. Leite em cima de leite, disse ela. Ela me receitou usar "mel rosado" para limpar a língua e tem funcionado bem. Compra-se em qualquer farmácia e é só aplicar com um cotonete na língua do bebê.